top of page

A ciência das nossas relações em todas as áreas da vida.

 

Este texto foi retirado na integra do site de Bert Hellinger, o criador das Constelações Familiares e Empresariais. Com tradução livre inglês-português de Rodrigo Guimarães.

 

A Hellinger Sciencia, escrita desta forma propositalmente, é uma scientia univresalis na tradição filosófica original. É uma ciência das ordens – e mesmo das leis – que atuam em todas as conexões e interações humanas importantes. Primeiramente, as ordens se aplicam aos relacionamentos na família, o que quer dizer o relacionamento entre homem e mulher, entre pais e filhos, incluindo sua criação. E esta ciência cobre as ordens em nossa vida profissional, nas organizações e instituições, e se estende para ordens entre grupos maiores, como povos e culturas.

 

Ao mesmo tempo é uma scientia universalis das desordens que levam a conflitos em relacionamentos humanos e que separam as pessoas ao invés de aproximá-las. Essas ordens e desordens são também transmitidas ao corpo. E desempenham um papel importante em doenças – e na saúde do corpo, da alma e da mente.

 

Por que eu uso este termo Hellinger sciencia? Durante várias décadas eu ganhei esses insights e os descrevi livremente. Eu os testei em situações da vida real e publicamente. Isso permitiu às pessoas examinarem os efeitos desses insights nelas próprias bem como em seus relacionamentos e em suas ações.Como uma ciência, a Hellinger sciencia é um trabalho em progresso, o que quer dizer que ela continua a evoluir através do meu trabalho e através das experiências e insights de muitos outros que assumiram um compromisso com ela – e com suas consequências. Como uma ciência viva, ela não forma uma base estática para uma escola, como se ela estivesse completa e pudesse ser transmitida e aprendida como algo definitivo e conclusivo. Seu desenvolvimento se dá sem controle de eficiência, pois não pode ser avaliada por padrões externos, e portanto esperar que se justifique perante eles. A verificação está em seus efeitos e em seu sucesso. Esta é uma ciência aberta em todos os sentidos. 

 

A dimensão espiritual da Hellinger sciencia

 

Para além dos insights em relação as ordens e desordens em nossos relacionamentos que podem ser compreendidos imediatamente, a Hellinger sciencia chegou ainda a uma outra dimensão, uma dimensão espiritual. Somente a partir desta dimensão podemos nos tornar conscientes da amplitude que as dimensões desses insights estão alcançando. Somente através do reconhecimento e compreensão/aceitação deste nível nós podemos apreender sua importância universal e experimentar suas consequências em todas as esferas.

 

O que é este insight espiritual e quais são essas dimensões? Estes insights vêm de uma profunda observação de todos os aspectos: tudo o que é se move não por sua própria iniciativa, mas de fora. Todas as coisas vivas, mesmo quando parecem se moverem por conta própria, tem um estímulo que não pode vir de dentro. Portanto, todo movimento, incluindo todo movimento de tudo que está vivo, resulta de um movimento que vem de fora. Isso não é somente verdade para o começo do movimento, mas continuamente, pelo tempo que esta vida durar.

 

E existe mais a considerar. Todo movimento, especialmente todo movimento de algo vivo, é um conhecido, uma consciência, um movimento proposital. Este conceito pressupõe uma consciência nesta força que move tudo. Em outras palavras: Todo movimento é um movimento pensado. O movimento começa porque ele é pensado por essa força, e chega ao movimento da forma como é pensado.Qual é o começo de cada movimento? Um pensamento que pensa tudo assim como é.

 

O que segue disso? Para este pensamento não há nada que ele não queira da forma como é e exatamente da forma como se move. Todo movimento é um movimento do espirito-mente. Portanto, nada termina para este espirito-mente. Tudo o que foi, é: o espirito-mente ainda pensa da forma como nos pensa no passado, no presente, e como também pensa tudo o que está por vir.Porque ele pensa aquilo que virá ao mesmo tempo daquilo que se foi, o que se foi está completamente relacionado ao que virá. O que se foi está em movimento em direção ao que virá e encontra sua realização nisto. O que virá será algo que já se foi e move-se no passado em direção ao que virá. Para nós, o fim deste pensamento que move tudo é inconcebível. Assim como não pode haver nada que não foi pensado por ele, nada pode vir depois dele. Para quem ou o que ele deveria ainda pensar se ele se foi?

 

Em face a este pensamento, muitas de nossas suposições e ideias, que por longo tempo cultivamos, não tem mais peso. Por exemplo, o conceito de livre-arbítrio ou de responsabilidade pessoal. E muitos julgamentos de valores e distinções que nós consideramos essenciais para nossa cultura desaparecem.O tema central que dissolve em face ao espirito-mente está relacionado as nossas distinções entre bom e mau, entre certo e errado, entre escolhido e rejeitado, entre acima e abaixo, alto e baixo, melhor e pior, e finalmente também entre vida e morte.

 

Mas nós continuamos fazendo essas distinções, e as experimentamos como reais. Elas não são então pré-concebidas por este espirito-mente?Aqui nós temos que considerar: o que se foi não é o mesmo do que virá. O que se foi está no caminho daquilo que virá. Portanto, nós experimentamos algo que é semelhante a um “antes” e um “depois” – a um “mais” e um “menos”.

 

O que é o “menos”? O que é o “mais”? Ele é menos ou mais consciente? Nós nos encontramos em um movimento de menos consciente para mais consciente. Nós estamos em um movimento de menos conscientemente em uníssono com este espirito-mente e todo seu movimento abrangente, para mais conscientemente em uníssono com o seu movimento. Então, para nós, há um movimento de menos para mais – o que não é um pensamento deste espirito-mente, porque para ele não existe nada como um “mais” ou “menos”. E ainda, este movimento de menos para mais, em tudo o que ele nos traz, é pensado por este espirito-mente neste movimento. É pensado para nós pelo espirito-mente neste caminho, não importa que experiência ele nos impõe neste caminho para “mais” consciência.Quem tem êxito em alcançar esta expansão de consciência? Quem tem êxito em mover-se na direção de estar mais em uníssono com a consciência deste espirito-mente? Isso pode ser feito individualmente? A resposta pode ser nós, apenas nesta existência? Ou são todos seres humanos – passado, presente, e ainda por vir – neste caminho, e nós atingimos esta “mais” consciência juntos como um? Nós atingimos isto juntos, com todas as experiências nas quais os seres humanos tiveram que passar e que ainda teremos que passar, nós e outros, nesta vida bem como em muitas outras? E aqui, também, somente juntos?

 

Liberdade

 

É claro que nós temos um senso de liberdade de muitas formas. É claro que nós nos sentimos responsáveis por nossos atos e suas consequências. Mas ao mesmo tempo nós sabemos: nossa liberdade e nossa responsabilidade e nossa culpa, com todas as consequências, foram pensadas e movidas e desejadas de tal forma que nós as experimentamos como nossas próprias – através do poder de uma outra força, uma força espiritual que move tudo.Nós nos comportamos e agimos de modo diferente, então? Podemos? De onde devemos tirar a força para nos movermos de forma diferente e para agirmos de modo diferente?O que nos resta fazer, então? Seguir como antes, e concordar com nossa liberdade e nossa responsabilidade e com nosso passado e nossa culpa com todas as suas consequências, assim como tudo é, e como nós experimentamos tudo.Ao mesmo tempo, embora, nós experimentamos uma consciência em maior uníssono com este espirito-mente que move tudo. Nós também experimentamos isto como uma maior consciência, para nós bem como para todos os outros que carregam as consequenciais de nossa liberdade e nossa responsabilidade, e que foram atraídos para as consequências de nossos atos e de nossa culpa.Assim, os muitos experimentam o mesmo evento de forma diferente. Eles ganham experiências diferentes do mesmo evento. Quando eles percebem simultaneamente, ambos sendo livres e não livres, ele ganham um mais de consciência que os leva, bem como outros, um pouco adiante no caminho da consciência abrangente.

 

Preocupações

 

Nesta dimensão espiritual as preocupações chegam a um fim, incluindo as preocupações sobre o futuro da Hellinger sciencia. Isso vem de um movimento do espirito-mente, assim como foi pensado por ele, e permanece em movimento, enquanto o espirito-mente o pensa, quer as pessoas o aprovem ou o rejeitem. Como uma ciência universal ela demonstra sua verdade através de seus efeitos.E nossas preocupações então, nossas preocupações sobre o futuro – sobre o nosso futuro, o futuro de outros, e o futuro do mundo? Nossas preocupações não se provam tolas de qualquer forma, como se nossas preocupações pudesses mudar ou prevenir algo? Se fosse assim, essas preocupações constituiriam uma força contra os movimentos do espirito-mente, como se fossem independentes do espirito-mente.As preocupações que estão em uníssono com os movimentos do espirito-mente são diferentes. São preocupações nascidas de um cuidado com o mundo e a serviço do mundo, enquanto o espirito o esta movendo. Estão em harmonia com as preocupações e cuidados do espirito. Essas preocupações estão em harmonia com as ordens da vida, incluindo com seu inicio e seu fim.

 

O futuro e o agora

 

Em harmonia com os pensamentos do espirito-mente, todo futuro está aqui para nós agora. O espirito-mente pensa tudo agora. Na dimensão do espirito-mente, todas as preocupações sobre o futuro imediato chegam a um fim. Todo o que nos preocupa imediatamente nos é mostrado agora em harmonia com o espirito-mente. Pois há algo que é a seguir, há um futuro para nós, um futuro que é agora.A Hellinger sciencia é para o agora. Todos os seus insights atuam agora e atuam imediatamente. Cada resistência contra estes insights também atuam agora e imediatamente. Isso porque a Hellinger sciencia é uma ciência empírica, uma ciência dos nossos relacionamentos agora. 

 

Amor

 

Por fim, a Hellinger Sciencia é uma ciência do amor. É uma ciência universal do amor. É a ciência do amor que inclui tudo, e mesmo da mesma maneira.

 

Como este amor tem êxito? Tem êxito em harmonia com o pensamento do espirito que move tudo da forma que é pensado. É amor em harmonia com o pensamento do espirito. Este amor é claramente consciente dos movimentos do espirito. Este amor sabe como amar e como lhe é permitido amar, pois está consciente deste amor como estando em harmonia com a consciência do espirito. Sente esta consciência como insight.

 

Portanto, este amor é puro, como a consciência do espirito. É puro, porque é movido por um outro pensamento. Este amor é um amor que consciente, ele é puro amor consciente.Portanto, é também um amor criativo, criativo em harmonia com o pensamento do espirito-mente. Assim, este amor também se desdobra em uma ciência, em uma ciência universal. Como uma ciência universal ela atua universalmente.

 

Hellinger Sciencia

bottom of page